terça-feira, 22 de abril de 2008

Convite aos desenganados


Laercio Amorim


Desenganado é uma expressão popular usada sempre que uma pessoa está com uma doença e que após ter feito todo procedimento médico o resultado é desanimador. Não tem cura.

O paciente ou doente, nesse caso é des-enganado pelos médicos, ou seja, ele sabe a real condição de sua enfermidade, não vive mais alimentando-se de falsas esperanças. O quadro clínico é colocado a sua frente como ele relmente é, sem enganos.

A Religião se faz e se refaz na medida em que procura responder os anseios existenciais da busca humana pelo transcendente. É nesse contexto que ela vai evocar elementos que podem produzir enganos. Em um caso especifico, o universo evangélico é elemento desencadeador de varios desajustes e enganos.

Talvez voce esteja vivendo uma situação de des-encanto com a religião, que nesse momento é fonte, inclusive, de frustrações, de amarguras e contradições. Queremos não numa atitude messiânica e fundamentalista nos colocar como donos da verdade, indicando qual o caminho voce deveria tomar, não é isso. Queremos sim, estabelecer um convivio que seja capaz de elucidar caminhos e ajuda-lo a perceber os processos da vida, que nem sempre são risíveis. Enfim, queremos caminhar junto com voce na direção doce e amorosa do Pai.

Queremos ser uma comunidade terapêutica e acolhedora. Buscando ouvir as perguntas que estão sendo feitas na nossa sociedade, tentando responde-las de forma coerente e madura.

Nenhum comentário: